O Hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, voltou a disponibilizar o serviço de mamografia a partir desta terça-feira (19).
O novo mamógrafo ocupa a Sala Rosa, na área de exames de imagens da instituição. Locado pela direção do hospital, o equipamento ajudará a dar andamento à fila de espera, ampliando em 15% a capacidade de mamografias, que saltará de 900 para 1,2 mil mensais, operando de segundas-feiras a sábados.
“É fundamental termos disponível aqui, pois deve fazer parte da rotina de saúde das mulheres. Hoje, quase não temos espera por consultas e devemos seguir este caminho em relação aos exames”, comemora a médica mastologista Renata Rockenbach.
“O câncer de mama já é o primeiro em incidência no Estado, ultrapassando o de pele, e representa cerca de 25% dos cânceres entre mulheres. E, embora atinja principalmente a faixa acima de 50 anos, nós atendemos pacientes jovens também”, adverte a especialista.
Segundo Renata, a recomendação de realização da mamografia a partir dos 50 anos de idade e a cada dois anos está ultrapassada.
“O recomendável seria anualmente, a partir dos 40 anos. É preciso criar essa consciência, pois com o aumento da expectativa de vida temos atendido pacientes idosas, de 80 anos, que não têm esse hábito do autoexame, do autocuidado”, salienta.
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.