No início do mês de setembro, com a chegada de uma frente fria, a previsão é de chuva no Rio Grande do Sul.
De acordo com a previsão, o acumulado pode não chegar a 300 ml, mas a tendência é o que mês seja muito chuvoso.
No começo do mês, a chuva vai ser irregular no estado gaúcho. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), já para o período entre 7 e 15 de setembro, o modelo de previsão estendida sinaliza chuvas ainda mais expressivas para o Sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul.
Ciclone
A formação de um ciclone extratropical coloca o estado do Rio Grande do Sul em atenção para tempo severo a partir de quinta-feira (2).
Segundo o Climatempo, há previsão de chuva forte com ventos de até 50 km/h, eventual granizo e muitas trovoadas. Este sistema dará origem a uma nova frente que avança para Santa Catarina até a sexta-feira (3).
Este ciclone, associado com a frente fria provocará chuva com acumulados de 30 a 60 mm na maior parte do Rio Grande do Sul, mas pontualmente, na Região Noroeste do Estado.
Conforme o Climatempo, as simulações meteorológicas indicam acumulados próximos dos 100 mm no Estado.
Temperatura
A amplitude térmica, no entanto, será rápida e na sexta-feira (3) as máximas já devem começar a cair no Rio Grande do Sul, por causa do ciclone.
As simulações indicam geadas amplas no Rio Grande do Sul, com temperaturas mínimas entre 3°C e 6°C. Na Campanha gaúcha, região de fronteira com o Uruguai, as mínimas variam de 0°C a 3°C.
Mas a previsão aponta que setembro deve ser marcado por temperatura acima da média histórica em quase todo o estado gaúcho.
Para saber com mais detalhes, acompanhe as previsões do tempo que são postadas todos os dias no Agora RS.