A partir de terça-feira (27) uma massa de ar polar ingressa no Sul do Brasil diminuindo as temperaturas para abaixo de zero grau na maioria das regiões.
O boletim do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMET) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) indica que o ar polar traz frio intenso, geada e temperaturas negativas no Rio Grande do Sul.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as mínimas previstas são de – 6ºC e – 8°C em uma ampla área da Região Sul nos próximos dias.
Há também indicativo de temperaturas menores do que – 8°C nas áreas de maior altitude do Sul. O Inmet não descarta uma nova ocorrência de neve nas serras gaúcha e catarinense, entre quinta-feira (29) e sexta (30).
Segundo o boletim da CPMET, a massa de ar de origem polar e a presença de rajadas de vento trarão o agravamento da sensação de frio.
Entre terça e quinta, além do frio, o vento minuano entre 40 e 50 km/h deixará a sensação térmica muito baixa com valores negativos à noite e manhã no Rio Grande do Sul.
Na Serra gaúcha é possível que a sensação térmica chegue a -10ºC, mas isso dependerá do vento e da umidade, na quinta.