Massa de ar polar chega traz chance de neve no Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Uma nova massa de ar frio intensa, de origem polar, se aproxima do Brasil e deve chegar ao Sul do país a partir de amanhã (26), com chuva. “Muito provavelmente, teremos um outro episódio de frio intenso, similar ou mais forte do que o evento do final de junho”, afirma o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Esta é a terceira massa de origem polar a atuar no país este ano. O Inmet não descarta uma nova ocorrência de neve nas serras Catarinense e Gaúcha, entre os dias 29 e 30. As áreas do Planalto e Serra do Rio Grande do Sul são as mais propícias para a ocorrência do fenômeno. Em Santa Catarina, são as regiões do planalto sul, serra, planalto norte e meio-oeste e, no Paraná, a região sul daquele estado.

Conforme a Climatempo, não se descarta completamente alguma precipitação de inverno no extremo sul gaúcho, região entre Pelotas, Bagé e o Chuí. Mas o maior risco é para a geada, que pode trazer prejuízos às safras.

“Caso essas previsões, persistam, muito possivelmente, haverá formação de ampla geada (de intensidade forte) em praticamente toda a Região Sul, sul do Mato Grosso do Sul e sudeste de São Paulo. No entanto, para as demais áreas do Centro-Oeste e Sudeste (principalmente Serra da Mantiqueira, divisa entre São Paulo e Minas Gerais), ainda haverá condições de nebulosidade persistente e/ou chuva fraca que inibiriam a formação de geada”, afirma o Inmet.

As mínimas previstas são de -6ºC e -8°C nas áreas de maior altitude. Em alguns pontos, as temperaturas podem ser menores do que -8°C, como em Urupema, em Santa Catarina. O atual recorde de frio no Brasil é dessa cidade, com -8,2°C no dia 20 de julho, conforme medição do Epagri-Ciram.

Mas em outras cidades, as mínimas serão gélidas, mas nem tanto. Em Porto Alegre, a Climatempo projeta mínimas entre 2°C e 4°C, o que seria um recorde de frio .

O tempo frio vai predominar até, pelo menos, o dia 1º de agosto.

Região Amazônica terá friagem

A expectativa é de que, já na terça-feira (27), essa massa se desloque por partes do Sudeste e do Mato Grosso do Sul. Após passar pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, ela deverá chegar no sudoeste da região amazônica, onde provavelmente será caracterizada como “episódio de friagem” nos dias 29 e 30.