Costa Doce

Temporais causam queda de árvores e destelhamentos em cidades do Rio Grande do Sul neste sábado

Em Uruguaiana, o Aeroporto Internacional Rubem Berta registrou rajadas de vento de até 80 km/h.

Várias cidades gaúchas registram transtornos causados pelos temporais que avançam sobre o Rio Grande do Sul neste sábado (5), em razão do avanço de uma frente fria. As tempestades causaram queda de árvores e destelhamentos. A Defesa Civil Estadual, que coleta dados das defesas civis municipais, ainda não tem um levantamento dos danos causados pelas tempestades.

As áreas de instabilidade que trouxeram os temporais avançaram do Uruguai. Na Fronteira Oeste, em Uruguaiana, a estação automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou 45 milímetros de chuva desde as 17h, quando as precipitações começaram. Os ventos tiveram rajadas de 80km/h no Aeroporto Internacional de Uruguaiana/Rubem Berta.

Outra cidade a registrar volume expressivo de chuva foi Quaraí, com 43 milímetros de precipitação. Em Alegrete, a chuva foi de menor proporção, com apenas 14,2 milímetros até as 18h e ainda menor em Santa Maria, com 10,8 milímetros e apenas 4,6 em São Gabriel.

Vento causa prejuízos

No entanto, apesar da pouca chuva, há registro de transtornos, como queda de árvores e destelhamentos no Rio Grande do Sul. Em São Pedro do Sul, o Corpo de Bombeiros teve que ser acionado para prestar apoio em ao menos duas ocorrências. Em um dos casos, uma família teve a casa destelhada por vendaval na rua Galvão de Oliveira Souto, no bairro Vila Gaúcha. Já na rua Mauricio Cardoso, no bairro Santa Luzia, houve queda de árvore.

Em São Borja, uma árvore caiu sobre uma residência na rua Moacir Mateus Sempre, no bairro Maria do Carmo. Não há informações sobre feridos ou a dimensão dos danos na casa atingida pelo vegetal.  Já em São Sepé, houve a queda de uma árvore na BR-290, na região do quilômetro 335. Uma guarnição do Corpo de Bombeiros foi deslocada para retirar o tronco e os galhos da estrada.

Na BR-386, em Estrela, também houve necessidade de corte de árvores que caíram por causa do vento. Na ERS-342, em Cruz Alta, o Corpo de Bombeiros foi acionado para corte de árvore que caiu sobre a pista.

Próximas horas

A chuva chegar nas cidades das regiões Central, Centro-Sul, Noroeste, Norte, metropolitana, Litoral e Serra nas próximas horas. Em Porto Alegre, há registro de vento forte no início desta noite. Conforme dados registrados no Aeroporto Internacional de Porto Alegre/Salgado Filho, o vento tem rajadas de 26km/h.