Cotidiano

Grêmio sofre gol nos acréscimos e perde para o Ceará na estreia do Brasileirão

O Tricolor, que tinha alguns desfalques, deixou escapar o empate nos acréscimos da etapa final

O Grêmio começou com derrota por 3 a 2 para o Ceará sua trajetória no Campeonato Brasileiro. A partida foi realizada na tarde deste domingo (30), na Arena Castelão, em Fortaleza. O Tricolor, que tinha alguns desfalques, deixou escapar o empate nos acréscimos da etapa final.

Antes da partida, o Tricolor havia confirmado 8 casos de Covid-19 no grupo: Rafinha, Diego Souza, Ferreira, Luiz Fernando, Rodrigues, Pedro Lucas, além do técnico Tiago Nunes e do preparador de goleiros Mauri Lima. O treinador foi substituído pelo auxiliar Evandro Fornari. E havia outras baixas. Elias e Alisson estão machucados, Pinares está servindo à seleção chilena e Churín sentiu desconforto.

A partida foi bastante movimentada, com o Ceará marcando aos 35 do primeiro tempo, com Cléber. Minutos depois, o vice-campeão cearense ampliou, em gol de Rick. Mas o Grêmio não se entregou e descontou ainda nos acréscimos da primeira etapa. Golaço do lateral Vanderson.

O empate viria logo nos primeiros minutos da segunda etapa, dos pés de outra jovem promessa gremista. Ricardinho recebeu cruzamento da esquerda e entrou chutando rasteiro para empatar o jogo para o Grêmio.

O Tricolor começou a acreditar que era possível chegar a vitória, e ela pareceu possível quando o juiz marcou pênalti em Cortez. Mas, após recorrer ao VAR, o árbitro voltou atrás e anulou a marcação.

O anticlímax veio nos últimos minutos, quando Jorginho aproveitou o rebote de um chute que acertou a trave e marcou para o Vozão, decretando a vitória.

Situação e próximos jogos

Terça-feira (1), o Grêmio conhece seu adversário nas oitavas de final da Sul-Americana. O adversário será uma das equipes que ficaram em terceiro lugar de seus grupos na Libertadores.

No dia seguinte, o Tricolor enfrenta o Brasiliense, às 16h30, na Arena, pela Copa do Brasil

Pelo Brasileiro, o próximo jogo do Grêmio seria contra o Flamengo, mas a partida foi adiada. A CBF justificou a suspensão da partida pela necessidade de ajustar a tabela.

Ficha Técnica

Ceará

João Ricardo (Vinicius Machado); Buiú, Messias, Gabriel Lacerda e Kelvyn; Oliveira, Pedro Naressi (Charles) e Jorginho; Saulo Mineiro (Yony González), Cléber (João Victor) e Rick (Wendson)

Técnico: Guto Ferreira

Grêmio

Brenno; Vanderson, Pedro Geromel, Ruan e Diogo Barbosa (Bruno Cortez); Thiago Santos, Lucas Silva (Jean Pyerre) e Matheus Henrique; Léo Pereira (Jhonata Robert), Ricardinho e Léo Chú (Guilherme Azevedo)

Técnico: Evandro Fornari

Arbitragem

Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e José Reinaldo Júnior (DF)
VAR: Rodrigo Dalonso Ferreira (SC)