Novo corredor da Bento deve reduzir tempo de viagem em 8 minutos

Está em operação desde as 6h desta quarta-feira (16), a faixa exclusiva para ônibus da avenida Bento Gonçalves, entre Porto Alegre e Viamão. O corredor tem 1,1 quilômetro de extensão, com início no limite entre os municípios até a estrada João de Oliveira Remião, na Lomba do Pinheiro. A pista da direita da via, no sentido interior-Capital, passa a ser utilizada exclusivamente pelos veículos do transporte coletivo entre as 6h e as 9h nos dias úteis.
O ato de abertura da faixa exclusiva foi realizado nesta manhã, e contou com a presença do prefeito José Fortunati, do prefeito de Viamão, Valdir Bonatto, do diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari. Fortunati destacou que a medida deve qualificar o trânsito da região. “Estamos privilegiando o transporte coletivo, que deve ter preferência absoluta. Os usuários desse sistema vão poder se locomover com mais facilidade e rapidez. Claro que é uma medida temporária, porque é uma região que precisa de uma outra via, e estamos discutindo isso com a Metroplan e o governo federal. Mas, no momento, é a saída que encontramos para melhorar a mobilidade”, afirmou o prefeito.
As faixas horárias de operação foram definidas levando em conta a velocidade dos ônibus, demanda de passageiros e volumes de tráfego. “Temos uma expectativa de reduzir as viagens de ônibus em 8 minutos com o corredor em operação. Para os outros veículos, não devemos ter alterações, mas o impacto também pode ser positivo, porque vai oferecer melhores condições de tráfego”, explicou Cappellari.
A faixa possui sinalização horizontal específica na cor azul e placas regulamentares. Ao longo do trecho do novo corredor há quatro pontos de parada e circulam 72 linhas metropolitanas, oito urbanas e uma lotação. Somente as linhas urbanas realizam 113 viagens, transportando mais de 8 mil passageiros no pico da manhã. Já as linhas metropolitanas totalizam 173 viagens no horário de operação do corredor.
Com o crescimento do número de veículos particulares ao longo dos anos, houve um aumento nos tempos de deslocamento, principalmente dos ônibus. “É um ganho para os dois municípios. Não temos como pensar a mobilidade aqui sem envolver Porto Alegre e Viamão nessas ações”, concluiu Bonatto, prefeito do município vizinho.

Regras de circulação para cada tipo de veículo

  • Ônibus e lotações – Devem trafegar somente na faixa da direita, demarcada como corredor preferencial e caracterizada com a pintura azul.
  • Carros, táxis e outros veículos motorizados – Devem trafegar fora do novo corredor de ônibus, rodando somente nas faixas do centro e à esquerda. Podem acessar o corredor prioritário sempre que forem realizar uma conversão à direita, bem como se o destino for acessar algum estabelecimento comercial ou particular, localizado próximo à nova faixa prioritária. Carros e táxis não podem, em hipótese alguma, permanecer parados ou estacionados no corredor.
  • Bicicletas – Devem trafegar no corredor, que é a faixa mais à direita da via, junto ao meio-fio. Todos os veículos devem sempre respeitar o ciclista e seu tempo de deslocamento, guardando uma distância mínima de 1,5 metros, conforme normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).