Manutenção emergencial causa falta d'água em 40 localidades de Porto Alegre

Uma obra emergencial do Dmae (Departamento de Água e Esgotos de Porto Alegre) causará desabastecimento em, pelo menos, 41 localidades de Porto Alegre entre a noite desta terça-feira (15) e a manhã desta quarta (16). O desligamento afeta moradores de bairros e vilas das zonas Norte e Leste da Capital.
Conforme o Departamento, o conserto emergencial pretende acabar com um vazamento em uma rede localizada na rua São Francisco, na esquina com a Luís de Camões, bairro Santana. “A obra é complexa e demorada porque envolve uma escavação profunda da via e a construção de um sistema de contenção [escoramento] do solo adjacente ao buraco”, afirmou o Dmae, por meio de nota.
Para realizar o conserto, foi necessário desligar várias estações de bombeamento e por isso o abastecimento de água estará interrompido em diversos bairros, conforme o departamento.
Serão afetados os bairros e vilas: Aparício Borges, Jardim Botânico, parte do Partenon, parte do bairro Petrópolis, parte do Santana, Santo Antônio, Jardim Carvalho, Jardim do Salso, São José, Vila São José Comunitária, Vila São Guilherme, Vila Primeiro de Setembro, Vila João Pessoa, Vila Menina Alvira, Jardim Ipê, parte do bairro Bom Jesus, Vila Fátima Pinto, Parque Morumbi, Chácara Margarita, Jardim Itú-Sabará, Vila Brasília, CEFER 1 e 2, Vila Jardim,  Agronomia, Vila Boa Vista, Colina do Prado, Vila Nossa Senhora das Graças, Vila Vargas,  Lomba do Pinheiro (vilas Esmeralda, Triângulo, Mapa, São Francisco, Chácara das Pedras, Santa Helena, São Carlos e Bonsucesso), Lomba do Sabão (Vila dos Herdeiros e Vila Hidráulica).
A previsão do Dmae é de que o abastecimento de água seja normalizado apenas na manhã desta quarta-feira, podendo demorar mais nas partes altas e nas pontas da rede distribuidora.