A falta de um acordo sobre reajuste salarial com a direção da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), fez empregados da emissora pública prometerem entrar em greve. A paralisação foi aprovada durante reunião realizada na última quinta (5), em assembleia nacional das quatro praças da emissora (Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e São Luís).
Com cerca de 2 mil colaboradores, a EBC é responsável pela TV Brasil, TV Brasil Internacional, Agência Brasil, Portal EBC, Radioagência Nacional, além de oito emissoras de rádio, como as Rádios Nacional do Rio de Janeiro e de Brasília e as Rádios MEC AM e FM.
Ainda hoje, os servidores farão uma assembleia que discutirá o atual cenário das negociações e a paralisação dos funcionários da emissora. Além de pedir reajuste nos salários de 9,8%, eles também denunciam alguns “privilégios dados aos cargos de diretoria dentro da empresa pública”.
Entre algumas das exigências, os trabalhadores pedem isonomia dentro do quadro de empregados, cortes em cargos comissionados nos salários da chefia e em outros benefícios dados aos cargos de direção.
A EBC se limitou a dizer que “a Comissão de Negociação da Empresa Brasil de Comunicação continua empenhada em negociar com os empregados para alcançar acordo capaz de atender a todos da melhor forma”.
Cotidiano