Polícia prende substituto de Xandi no tráfico de drogas em Porto Alegre

Uma operação da 3ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico do Denarc (Departamento Estadual de Investigação do Narcotráfico) prendeu, na tarde desta segunda-feira (9) o suposto novo líder do tráfico na área anteriormente controlada pelo traficante Xandi, morto em janeiro deste ano em uma troca de tiros no início do ano.
A prisão ocorreu em decorrência da operação Laranja Mecânica, que desarticulou um esquema de lavagem de dinheiro através do tráfico de drogas na Capital e região metropolitana. O preso é Renato Fao Gambini, 45 anos.

A Laranja Mecânica

A operação Laranja Mecânica, deflagrada no dia 7 de outubro, mobilizou mais de 350 policiais e cumpriu 93 ordens judiciais (46 mandados de busca e apreensão, 15 de prisão preventiva, 13 conduções coercitivas, 19 sequestros de bens) em Porto Alegre, Viamão, Canoas, Santa Maria, Santo Antônio da Patrulha e Florianópolis (SC).
Conforme a Polícia Civil, onze pessoas foram presas até o momento. A organização criminosa movimentou mais de R$ 18 milhões nos últimos 3 anos, comprando carros, imóveis e outros bens.
O grupo também criou empresas de fachada e tinha ao menos 12 táxis circulando pela Capital para lavar o dinheiro proveniente do tráfico de drogas. A EPTC (Empresa Pública de Transportes e Circulação) anunciou que os veículos tiveram as permissões suspensas.
Xandi era um dos líderes do tráfico na região Metropolitana e foi assassinado em um casa alugada por ele em Tramandaí, no Litoral Norte, no começo de janeiro. Ele tinha como sede o bairro Santana, onde fica o condomínio Princesa Isabel, conhecido como “Carandiru”.