Prefeito de Porto Alegre entre os anos de 2002 e 2004 pelo PT (Partido dos Trabalhadores) e cofundador da legenda no Rio Grande do Sul, o economista João Acir Verle morreu na madrugada deste sábado (7), aos 75 anos. A causa, no entanto, não foi divulgada.
O velório será no Cemitério Jardim da Paz, a partir do final da manhã de domingo (8). O enterro está marcado para segunda-feira (9), pela manhã.
“Fui informado por um dos filhos dele que o falecimento ocorreu enquanto dormia e tudo indica que tenha ocorrido um mal súbito”, relatou o também ex-prefeito e correligionário Raul Pont ao jornal O Sul. “Todos ficaram surpresos, porque ele estava bem.”
Trajetória na economia e na política
Nascido em 29 de novembro de 1939, em Caçador (SC), Verle formou-se em economia, trabalhou no TCE-RS (Tribunal de Contas do Estado), onde ingressou por meio de processo seletivo no qual ficou em primeiro lugar, e foi professor da faculdade de economia da Unisinos, em São Leopoldo. Também foi vice-presidente da Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul e presidente do Sindicato e do Conselho Regional de Economia da 4ª Região.
Ele foi um dos cofundadores do PT no Rio Grande do Sul. Candidatou-se a vice-governador em 1986, e, na eleição de 1988, obteve a primeira suplência da bancada de vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre, vindo a assumir a titularidade em 1991.
Ocupou a Secretaria da Fazenda do Município, por indicação do então prefeito Olívio Dutra (1989-1992). Deixou o cargo em abril de 1992 para candidatar-se a mais um mandato na Câmara, onde reelegeu-se vereador da Capital. Em 1996, foi novamente reeleito vereador. Em 1997, assumiu o cargo de diretor geral do Demhab (Departamento Municipal de Habitação), cargo que ocupou até o final de 1998.
Em maio de 2000, após renunciar a presidência do Banrisul, candidatou-se a vice-prefeito na chapa de Tarso Genro pela prefeitura da Capital. Com a renúncia de Genro em 2002 para concorrer ao governo do Estado, assumiu a Prefeitura, onde exerceu o cargo por 33 meses, até o final do mandato em 2004.