Bancários de bancos privados e públicos encerram greve no RS

No fim da tarde desta segunda-feira (26), os funcionários de bancos privados encerraram a greve no Rio Grande do Sul. Bancários do Bradesco, HSBC, Itaú e Santander aceitaram a proposta de reajuste salarial oferecida em assembleia.
Após 21 dias de paralisação, as agências devem reabrir normalmente nesta terça-feira (27), apenas nos municípios de Santa Cruz do Sul e Ijuí a decisão sobre o término da greve deve ocorrer nessa terça.
A Fenaban (Federação Brasileira de Bancos) ofereceu abono dos dias parados, reajuste de 10% no salário, aumento de 14% nos vales refeição e alimentação além de participação nos lucros das instituições.
Os bancários reivindicavam reajuste de 16%, mas ao longo de várias assembleias, encontraram uma proposta satisfatória para ambas partes. Os sindicatos da categoria recomendaram o fim da paralisação.

Bancos públicos

Funcionários do Banco do Brasil, Banrisul e Caixa Econômica Federal realizaram assembleia de negociação também nesta segunda (26) e decidiram acabar com a greve.
Na negociação da Caixa, foram 112 votos a favor e 29 contrários. No Banco do Brasil foram 29 votos favoráveis ao fim da paralisação e 26 contra. A maioria dos bancários do Banrisul votou a favor do término da grave.