O paratleta esgrimista Bruno Martins foi contemplado pelo edital Pró-Esporte RS FEIE Novas Façanhas no Esporte, da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer.
O projeto – intitulado de “Bruno Martins Paratleta Gaúcho” – foi elaborado e coordenado pelo Instituto Gaúcho Pró-Cidadania, do Vale do Paranhana.
O recurso financiado pelo Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte proporciona ao atleta a possibilidade de formação e treinamento exclusivo.
Natural de Taquara, Martins ganhou projeção nacional em 2017, quando sagrou-se campeão da II Copa Brasil de Esgrima em cadeira de rodas. A competição reuniu 40 esgrimistas paratletas de seis estados do Brasil e ocorreu no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
Atualmente com 29 anos, Martins sofre de uma paralisia cerebral e está na esgrima em cadeira de rodas desde os 19 anos de idade.
“Estou muito feliz com essa oportunidade e espero que essa iniciativa inspire outros paratletas e profissionais que buscam mudar vidas por meio do esporte, pois ele mudou a minha vida e da minha família. Esporte pra mim é vida. Amo muito o que faço”, ressalta o esgrimista.
Além disso, Martins representa a Associação de Servidores da Área de Segurança, Portadores de Deficiências do RS – ASASEPODE/Grêmio Náutico União.