O avanço de áreas de instabilidade traz risco de temporais no Rio Grande do Sul entre a noite desta quinta-feira (25) e a sexta (26). O motivo é o avanço de uma frente fria, que está no Uruguai e que vai dar origem a um ciclone extratropical em alto mar.
As cidades que fazem fronteira com o país vizinho têm alerta para chuvas intensas, que poderão vir acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento. O CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) alerta para eventual queda de granizo em pontos isolados. A chuva poderá gerar volumes significativos em alguns pontos, podendo gerar transtornos em áreas mas vulneráveis. Os ventos na região da Campanha, Fronteira Oeste e Sul podem ser entre 50 e 70 km/h.
Na sexta-feira (26), Ao longo do dia, um sistema de baixa pressão se desloca do Uruguai para o oceano e fica próximo da costa sul do Rio Grande do Sul. Este sistema e um cavado nos níveis médios da atmosfera estimulam a formação de muitas áreas de instabilidade sobre o Estado.
Por isso, há risco de chuvas fortes, com ventania e até queda de granizo. As áreas mais suscetíveis são a região Central, a Região Metropolitana de Porto Alegre e todo o litoral gaúcho. As rajadas de vento podem chegar a 80 km/h, conforme os meteorologistas.
- Agora no Tempo
- Costa Doce
- Cotidiano
- Fronteira Oeste
- Litoral Norte
- Porto Alegre
- Redes Sociais
- Região Carbonífera
- Região Central
- Região da Campanha
- Região Metropolitana
- Região Noroeste
- Região Norte
- Região Sul do RS
- Rio Grande do Sul
- Serra gaúcha
- Vale do Caí
- Vale do Jacuí
- Vale do Paranhana
- Vale do Rio Pardo
- Vale do Sinos
- Vale do Taquari
- Vales
- Agora no Tempo
- Alerta de temporal
- Previsão do Tempo
- Rio Grande do Sul
- Temporal