Em jogo apático, Grêmio empata no Maracanã

Para o Vasco o jogo era essencial. Uma vitória tiraria o alvinegro da lanterna, mantendo as esperanças de escapar da série B. Com o terceiro lugar garantido, o Grêmio não sofria tanta pressão por um resultado. Nas últimas rodadas, o clube carioca tem reagido, buscando fugir de mais um rebaixamento. Uma vitória cruzmaltina, apesar do momento de ambos no campeonato, não seria o fim do mundo. Pelo futebol apresentado pelo tricolor gaúcho no Rio de Janeiro, o empate em 0x0 foi um resultado impressionante.
No primeiro minuto Wallace cometeu falta dura em Madson e recebeu cartão amarelo. A punição deixou o jogador fora da próxima partida do Tricolor, contra o Flamengo, na Arena. A suspensão preocupa, já que o Grêmio não poderá contar com Edinho na rodada da próxima semana. Ramiro, que volta de lesão, deverá ser escalado.
O Vasco dominou a partida nos primeiros minutos, explorando a velocidade do lateral Madson. Do lado gremista, Bobô não conseguiu aproveitar as poucas chances criadas pelo Tricolor. A vitória parcial do São Paulo sobre o Coritiba animou a torcida vascaína presente no Maracanã. Uma combinação de resultados deixaria o Vasco em 18º lugar, a dois pontos de sair da zona da degola. Demonstrando falta de vontade na partida, o Grêmio ficou atrás, apenas defendendo.
Com maior posse de bola, o Vasco encerrou o primeiro tempo com amplo domínio sobre o adversário. Foram mais de 10 finalizações cruzmaltinas, contra apenas um arremate tricolor. O empate parcial é um ótimo resultado para o Grêmio que vinha apático dentro de campo.
No inicio da etapa complementar, o Vasco mantém o domínio sobre o tricolor. Aos quatro minutos Nenê, melhor jogador vascaíno na partida, chutou forte e rasteiro. Marcelo Grohe caiu para fazer bela defesa. É a partir dos dez minutos do segundo tempo que o Vasco cansa e o Tricolor cresce na partida. O Grêmio passou a pressionar o adversário, chegando na área do goleiro Martín Silva. Aos 25 minutos, a melhor chance do Tricolor vem dos pés de Maicon. O volante avança pela esquerda e após falha da defesa vascaína ele finaliza de canhota. O goleiro Martín defende com o pé.
No minuto seguinte, Maicon sente o pé e pede substituição. Moisés entrou no lugar do camisa 19. Na sequencia, o meia Douglas, que vinha se arrastando em campo, dá lugar ao atacante Fernandinho. Finalmente o Grêmio demonstra que vai buscar os três pontos, deixando o time mais ofensivo. Porém o gol não sai, para nenhum dos lados.
O empate mantém o Grêmio na terceira colocação, com 56 pontos. O Vasco segue na lanterna e vê suas chances de escapar do rebaixamento cada vez mais escassas. A próxima partida do tricolor é no domingo, contra o Flamengo na Arena. O volante Maicon, com dores no tornozelo, será avaliado durante a semana.