Cotidiano

Tribunal de Justiça do RS reabre nesta segunda-feira

Após 11 dias de interdição, o prédio do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul retomará o expediente normal nesta segunda-feira (26). Após inspeção do presidente do TJ/RS, desembargador José Aquino Flôres de Camargo confirmou que o local está com condições adequadas de segurança.
O edifício foi interditado em virtude dos danos causados pelo temporal que atingiu Porto Alegre na noite do dia 14, aliado à falha no sistema de bombeamento do DEP (Departamento de Esgotos Pluviais). O prédio-sede do Poder Judiciário gaúcho foi inundado, tendo atingidas suas instalações técnicas, equipamentos, serviços de informática e de telefonia. O prejuízo passa de R$ 1 milhão.
Técnicos em segurança e engenharia apontaram que o prédio sofreu grandes danos, devido ao alagamento do subsolo. O nível da água, em função do não acionamento das bombas do DEP, chegou a 1,20m de altura em alguns locais, desativando, inclusive, os geradores, deixando o prédio do Judiciário sem energia elétrica.

A subestação foi atingida e os quatro transformadores tiveram perda total. A central térmica de climatização do prédio ficou submersa sob 1,5m de água e lodo. Por causa disso, a comunicação do Tribunal de Justiça com todo o Estado foi interrompida.
Os oito elevadores que atendem ao nível térreo da edificação também tiveram seus poços totalmente submersos. A energia elétrica foi restabelecida, bem como o sistema de informática e de refrigeração. Nove, dos 12 elevadores, já estão em funcionamento.
O Tribunal de Justiça estará aberto das 9h às 18h. Os prazos processuais no 2º grau de jurisdição foram suspensos desde o dia 15.