Cotidiano

Garis suspendem coleta de lixo em Porto Alegre após atraso de salários

A B.A. Meio Ambiente confirmou a situação e aguarda que a Prefeitura de Porto Alegre faça o repasse do valor referente a 50% dos serviços prestados em junho.

Funcionários da empresa B.A. Meio Ambiente suspenderam a coleta de lixo em Porto Alegre após não receberem os salários do mês de junho. A empresa confirmou a situação e aguarda que a Prefeitura de Porto Alegre faça o repasse de R$ 1,6 milhão, valor referente a 50% dos serviços prestados no mês passado.

Sem receber os valores na sexta-feira e com uma dívida de R$ 9,9 milhões referentes aos pagamentos do final de 2016, a B.A. diz não ter caixa para realizar o pagamento de salários. Um acordo com a Prefeitura foi feito para que 50% do pagamento pelos serviços prestados ocorresse no 5º dia útil de cada mês e o restante após o dia 20.

No entanto, a administração municipal não conseguiu efetuar o pagamento no dia 7, sexta-feira, quinto dia útil do mês. O pagamento à B.A. Meio Ambiente será feito na segunda-feira (10), conforme o secretário de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário. Até a retomada das atividades, caminhões do próprio DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) irão fazer a coleta de lixo na cidade.

Nenhum caminhão de lixo da B.A. Meio Ambiente circulou neste sábado. No domingo, há um esquema de plantão, atendendo apenas locais de grande demanda. A empresa possui 510 funcionários e mais de 80 veículos que recolhem o lixo na cidade.