Uma massa de ar quente de origem tropical atua no Rio Grande do Sul e proporciona mais um período quente e com sensação de abafamento nesta quarta-feira (3). A chuva, entretanto, será muito irregular e distribuída no território gaúcho.
A atmosfera quente e úmida proporciona instabilidade. Segundo a previsão, as áreas de instabilidade, aliadas a um sistema de baixa pressão atmosférica entre as costas gaúcha e catarinense, devem provocar pancadas fortes de chuva no Rio Grande do Sul durante essa quarta.
Na região Norte do Estado, as pancadas de chuva ocorrem já pela manhã, espalhando-se para as demais áreas ao longo do dia.
Segundo a previsão, há condições para ocorrência de descargas elétricas e eventual queda de granizo em todas as regiões do Estado.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu nesta terça-feira (2) um alerta de tempestade para praticamente toda a metade Norte do Estado.
O instituto adverte para a possibilidade de acumulados significativos de chuva (de até 100mm) e para o risco de vento intenso nessa área, com rajadas que podem chegar a 100 km/h.