A Guarda Municipal de Porto Alegre fechou pelo menos 58 estabelecimentos comerciais desde a noite da última esta sexta-feira (26/2), por descumprimento do decreto estadual que proíbe o funcionamento do comércio entre 20h e 5h. O número de denúncias passou de cem.
Na sexta-feira à noite, na zona sul, foram fechadas uma lanchonete na avenida Cavalhada, que estava atendendo em sistema drive-thru, e uma loja de conveniências de um posto de combustíveis. Já na noite de sábado, 27, os agentes interditaram mais de 20 estabelecimentos comerciais.
A operação especial conjunta com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Brigada Militar fiscalizou o cumprimento das normas da bandeira preta do Sistema Estadual de Distanciamento Controlado. O foco foi coibir as aglomerações nos bairros Menino Deus, Glória, Nonoai, Cavalhada, Ipanema, Tristeza, Cristal, Cidade Baixa, Moinhos de Ventos, Bom fim, Rio Branco e Santa Cecília.
Bares, lancherias, lojas de conveniência e pizzarias que estavam abertos foram orientados a fechar. Três jogos de futebol que ocorriam em quadras do Parque Marinha do Brasil, avenida Juca Batista e na rua Otavio Santos foram encerrados.
No domingo, 28, a Guarda Municipal fechou três comércios que estavam funcionando após as 20h. Foram fechados uma pastelaria, na rua Joaquim Nabuco; uma loja de bebidas, na avenida Oscar Pereira; e uma cancha de bocha, na rua Afonso Lourenço Mariante. Os donos acataram a determinação dos agentes e suspenderam as atividades.
Um salão de beleza, na avenida Nilo Peçanha, que no dia anterior havia sido orientado a fechar, foi novamente denunciado por estar aberto. Ao atender a ocorrência, a Guarda Municipal não confirmou a infração. Durante o jogo do Grêmio x Palmeiras, na noite de domingo, não foram registradas aglomerações e autuações.
No total, já foram realizadas 177 vistorias em estabelecimentos de comércio e serviço, seja na rua ou em shoppings, em vários bairros da cidade. Estão permitidos apenas os considerados essenciais. Denúncias podem ser feitas pelos telefones 156 ou 153.
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.