Porto Alegre registra queda de granizo e pontos de alagamento

A chuva forte que caiu em Porto Alegre na tarde desta quarta-feira (21) veio acompanhada de granizo miúdo em bairros da Capital. Os principais bairros a serem atingidos foram Centro, Santana, Menino Deus, Partenon, Rio Branco e Ilha da Pintada, conforme o CEIC (Centro Integrado de Comando da Capital. Até o momento, não há registro de danos.

O Sistema Metroclima alerta que a chuva forte pode ocasionar alagamentos em pontos da cidade. Já há registros de alagamentos no centro, nas Ruas Caldas Júnior, Siqueira Campos e nas avenidas Salgado Filho e Borges de Medeiros. Uma árvore caída bloqueia a Rua Paraíba, no bairro floresta.

Usuários do Twitter comunicaram ao Agora no Trânsito alagamentos nas ruas Avaí, Professor Duplan, José Alfredo, Lima e Silva, Rua Hoffman, Rua 24 de Outubro, Rua Cerro Azul, Rua da Conceição e na Avenida Protásio Alves próximo do Colégio Americano e do Viaduto da Silva Só. A pista está alagada na Avenida Cristovão Colombo, em frente ao Shopping Total.

Conforme informações oficiais da EPTC, há pontos de acúmulo de água que dificultam a circulação de veículos na Avenida Praia de Belas, Avenida Loureiro da Silva, Avenida Sertório, Avenida Farrapos, Avenida Plínio Brasil Milano e na Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto. São cerca de 30 vias com bloqueios parciais na capital.

A Rua Voluntários da Pátria está alagada da Ramiro Barcelos até a Estação São Pedro. Melhor evitar a região.

Conforme a Prefeitura da Capital, as 19 casas de bombas da cidade estão funcionando, mas alto volume de chuva está prejudicando a drenagem. O ponto mais crítico em alagamentos é na Rodoviária. O DEP (Departamento de Esgotos Pluviais) está trabalhando na casa de bombas Centro para aumentar capacidade de vazão. Ontem (20), algumas das casas de bombas receberam geradores para garantir o funcionamento em caso de falta de energia elétrica.

Além de Porto Alegre, houve registro de granizo em cidades de todo o Estado. Viamão, Campo Bom, Caxias do Sul, Nova Bassano, Santiago e São Jerônimo foram alguns dos municípios.

Feira do Livro – Alagamentos atingem a Praça da Alfândega. As estruturas da Feira, que começa no próximo dia 31, foram atingidas. Mas, há princípio, não há danos.

Rodoviária – Chuva provocou novo alagamento no corredor central da Rodoviária de Porto Alegre. Local está isolado e funcionários tentam solucionar problema.

Trensurb – A Estação Mercado está com escadas rolantes e elevadores desligados. Conforme a empresa, a água da chuva invadiu a estação. A água chegou a verter dentro de um elevador.

Os trens circulam em todo o sistema metroviário, entretanto com velocidade reduzida em função da chuva.

Nível do Guaíba – Apesar da chuva forte desta tarde, o nível do Guaíba, em Porto Alegre, segue estável na régua do Cais Mauá, conforme medição do CEIC (Centro Integrado de Comando da Capital). No entanto, o nível alto do lago irá atrapalhar o escoamento dos alagamentos na região do 4° Distrito.