Covid-19 aumenta o risco para doenças neuropsiquiátricas, aponta estudo da UFRGS

Pesquisadores da Faculdade de Farmácia e do ICBS consideram necessário acompanhamento no período de recuperação dos pacientes.

Um estudo realizado pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) identificou possibilidade de desenvolvimento de doenças neuropsiquiátricas em pacientes que tiveram Covid-19. A análise foi publicada, no final de dezembro, na revista “Brain, Behavior e Immunity – Health”.

O levantamento foi coordenado pelos professores Walter Beys da Silva e Lucélia Santi, da Faculdade de Farmácia, e André dos Santos, do ICBS (Instituto de Ciências Básicas da Saúde). Eles buscaram identificar o impacto molecular promovido pela infecção pelo SARS-CoV-2, o vírus que causa a doença Covid-19.

A pesquisa foi realizada a partir de amostras de células derivadas do epitélio pulmonar e células epiteliais dos brônquios, células mononucleares de sangue periférico humano e o fluido de lavagem broncoalveolar.

> Receba nossas notícias via WhatsApp

Os autores identificaram, em amostras de pacientes com covid-19, alterações na expressão de genes que estão associadas a diversos tipos de doenças neuropsiquiátricas. Dentre elas alcoolismo, autismo, depressão, distúrbios do sono, esquizofrenia, síndrome do pânico e transtorno bipolar. Vários dos genes identificados estão associados à causa de algumas dessas doenças – classificadas como “genes de elite”. Entre esses genes, foram encontrados 9 para esquizofrenia, 6 para autismo, 3 para depressão ou transtorno depressivo maior e 2 para dependência de álcool.

Os pesquisadores apontam que a Covid-19 pode causar complicações neurológicas, provavelmente causadas pela indução de uma tempestade de citocinas. As citocinas são proteínas reguladoras do corpo humano, capazes de modular a resposta de diversas células do sistema imunológico. Em uma tempestade dessas proteínas, o sistema imunológico pode fazer uma resposta exacerbada ao vírus, causando danos ao corpo humano ou levá-lo à morte.

Acompanhamento psiquiátrico pode ser necessário

A partir dessa verificação, os pesquisadores concluíram que é possível relacionar a Covid-19 com o desenvolvimento dessas doenças. Da mesma forma, pacientes que já possuem alguma dessas enfermidades podem ter seus quadros agravados a partir do momento em que testarem positivo para o coronavírus.

Além disso, fatores psicossociais relacionados à pandemia, como o distanciamento social, o impacto econômico – como perdas financeiras – e a quarentena, também podem afetar os pacientes. Por esses motivos, os pesquisadores consideram necessário acompanhar pacientes recuperados com o intuito de prevenir o surgimento dessas patologias neuropsiquiátricas.

Leia também

Leite garante que RS tem estoque de seringas, estrutura e logística para vacinação do coronavírus
Coronavac tem 78% de eficácia contra a Covid-19 e evita casos moderados e graves da doença