Unicred Ponto Capital doa mais de 5.700 máscaras com projeto “Eu Transformo”

Doações foram realizadas em Alegrete, Cachoeira do Sul, Santiago, Santa Maria, Uruguaiana, São Gabriel e Recife (PE), cidades de atuação da cooperativa, a partir da campanha Eu Transformo.

A Unicred Ponto Capital, dedicada à transformação social das comunidades em que está inserida, promoveu uma série de doações que resultam do projeto “Eu Transformo”. A partir da ação, que busca demonstrar na prática a força do cooperativismo e da coletividade, foi possível a doação de 5.740 máscaras de proteção para beneficiados de projetos sociais, entidades assistenciais e grupos vulneráveis.

O projeto “Eu Transformo” foi desenvolvido para estimular o cooperativismo, fazendo com que, a partir da associação de novos cooperados, estes sejam responsáveis pela colaboração ao próximo em suas próprias comunidades. Para isso, a Unicred Ponto Capital investe o mesmo valor que o cooperado aplica em sua entrada no sistema em uma ação de incentivo à economia local, com a produção de máscaras de proteção, e, depois, com a doação delas para uma instituição da mesma cidade.

Para a produção das máscaras que foram doadas, a Unicred Ponto Capital selecionou nove projetos de suas cidades de atuação com potencial para fazer a diferença em suas comunidades e que, em razão da pandemia, passaram por desafios econômicos. Foram os seguintes: Projeto ARSELE e Ateliê Elisa Camargo, de Santa Maria; Projeto TAIFA, de Santiago; Pilche, de São Gabriel; Adri Malhas e Confecções, de Cachoeira do Sul; Rizzatti Malharia, de Alegrete; Apetrechos, de Uruguaiana; IProtect Brasil e Poliprodutos, de Recife (PE).

Para Flávio Cabreira Jobim, presidente da Unicred Ponto Capital, o projeto “Eu Transformo” demonstra a importância da coletividade. “Em momentos delicados como no período em que estamos vivendo, o cooperativismo e o auxílio ao próximo são cada vez mais necessários. Devemos trabalhar juntos de nossa comunidade para atravessar esta pandemia, buscando um amanhã melhor para todos”, declara.

Foram mais de 17 entidades e instituições beneficiadas com a doação das máscaras pelo projeto “Eu Transformo”, colaborando com mais de 5 mil pessoas atendidas. As doações ocorreram com a seguinte distribuição:

Alegrete
• Doação de 100 máscaras para a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Alegrete, instituição que existe há 60 anos e presta assistência para cerca de 350 pacientes com o apoio de 55 voluntárias.

Cachoeira do Sul
• Doação de 120 máscaras para a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Cachoeira do Sul, associação sem fins lucrativos de caráter beneficente de assistência social e promoção da saúde.

• Doação de 120 máscaras para o Asilo da Velhice Nossa Senhora Medianeira, fundado em 1949, que acolhe, ampara e protege idosos em situação de vulnerabilidade social.

Santiago
• Doação de 100 máscaras para a ARPES – Associação dos Recicladores Profetas da Ecologia de Santiago, fundada em 2004, que beneficia 32 famílias que trabalham na seleção de lixo urbano.

Santa Maria
• Doação de 150 máscaras para a Sociedade Beneficente Lar de Míriam, instituição beneficente fundada em 1961 que, atualmente, atende cerca de 30 crianças e adolescentes no regime de proteção especial.

• Doação de 250 máscaras para a Associação de Amparo e Providência Lar das Vovozinhas, entidade fundada em 1946 e considerada o maior asilo do Brasil, atendendo quase 200 senhoras que residem no local.

• Doação de 1.300 máscaras para a APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santa Maria, fundada em 1966 que atende cerca de 260 pessoas com deficiência e seus familiares.

• Doação de 500 máscaras para a AAPECAN – Associação de Apoio à Pessoas com Câncer, entidade que atende gratuitamente pessoas com diagnóstico de câncer em situação de vulnerabilidade social.

• Doação de 500 máscaras para a instituição Caras do Bem, que oferece amparo para 110 famílias em situação de vulnerabilidade social em Santa Maria.

• Outras 500 máscaras já produzidas ainda serão doadas para entidade local a definir.

Uruguaiana
• Doação de 300 máscaras para a AAPECAN – Associação de Apoio à Pessoas com Câncer de Uruguaiana.

• Doação de 250 máscaras para o Asilo Flores de Maria, instituição filantrópica fundada em 2012 para idosas, oferecendo moradia, alimentação, saúde e lazer.

• Doação de 250 máscaras para o Asilo Lar da Velhice, instituição que oferece moradia e todo o atendimento necessário para idosos.

• Doação de 300 máscaras para a Casa Vida, associação que oferece atendimento social e psicológico para pacientes em tratamento de saúde.

• Doação de 500 máscaras para a Secretaria Municipal de Saúde, que serão repassadas para os postos de saúde da comunidade local em situação de vulnerabilidade social.

• Doação de 250 máscaras para a Casa de Apoio ao Paciente Oncológico (CAPO), instituição de acolhimento para pacientes em tratamento oncológico, com acomodação, alimentação e higiene para cerca de 800 pessoas por mês.

São Gabriel
• Doação de 150 máscaras ao Abrigo Espírita Manuel Viana de Carvalho, sociedade civil fundada em 1998 sem fins lucrativos que atende a cerca de 40 idosos em situação de vulnerabilidade social.

Recife
• Doação de 200 máscaras para a Obra Assistencial São Sebastião, entidade que há mais de 20 anos beneficia cerca de 120 famílias com educação infantil e demais serviços básicos de apoio.

• Doação de 150 máscaras para a Instituição Passo de Anjo, que oferecem apoio e inclusão social por meio da música e cultura para crianças e seus familiares da comunidade Fosfato, localizada na cidade de Abreu e Lima (PE).

A campanha “Eu Transformo” segue sendo desenvolvida nas agências da cooperativa, sempre beneficiando a própria região de origem dos cooperados, no Rio Grande do Sul e em Pernambuco, onde também há uma agência da Unicred Ponto Capital. Mais informações sobre a cooperativa e o projeto “Eu Transformo” estão disponíveis em www.pontocapital.unicred.com.br/eutransformo.