Um criminoso que tentava invadir uma residência foi morto a tiros na madrugada desta terça-feira (5), em Porto Alegre. O caso ocorreu na rua Antônio Carlos Lopes, no bairro Medianeira, zona sul da Capital. Delegada responsável pelo caso diz que tiros foram realizados em legítima defesa.
Conforme a Brigada Militar, o dono do imóvel, de 53 anos, relatou à polícia que o assaltante chegou ao local e anunciou o roubo. A vítima estava na sala, mexendo no computador, quando se deparou com o ladrão. Os dois discutiram e o residente foi ameaçado com uma faca pelo criminoso, que já teria invadido o local outra vez no fim de 2020.
Logo após, segundo o relato da vítima à BM, o assaltante partiu para cima dele. Em reação, o morador pegou uma arma calibre .380 e atirou três vezes. Mesmo baleado, o ladrão conseguiu pular um portão e fugir. No entanto, por causa dos ferimentos, ele veio a cair na rua cerca de 30 metros de distância do local.
O morador acionou a polícia e avisou sobre a tentativa de assalto. Ele entregou aos policiais militares a faca usada pelo invasor. Conforme a BM, o morador tem porte de armas e é atirador profissional.
Para a delegada Fernanda Generali, plantonista da 2ª DPPA (Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento da Capital), o morador agiu em legítima defesa. Por isso, ela não pediu a prisão do homem. O caso será encaminhado ao delegado titular da delegacia, que conduzirá o inquérito. Será ele que analisará a possibilidade de indiciamento.
O assaltante morto não foi identificado. O corpo foi recolhido pelo DML (Departamento Médico Legal) e encaminhado para necropsia.