Pelo segundo ano consecutivo, o Grêmio foi eliminado com goleada da Copa Libertadores da América. Um ano depois do 5 a 0 para o Flamengo, dessa vez foi o Santos que empilhou 4 a 1 na Vila Belmiro sobre o Tricolor Gaúcho. O jogo teve semelhanças com o primeiro da semana passada. No jogo da ida, a equipe do litoral paulista teve volume suficiente para já trazer a classificação garantida.
A vitória começou a se desenhar nos primeiros segundos da partida. Jean Pyerre, uma das esperanças dos gremistas, errou um passe recuado para a defesa. Kaio Jorge roubou a bola, tirou Vanderlei e chutou para a meta do goleiro gremista. E não foi só isso. O Santos, diferente do que se poderia imaginar, optou por marcar o Grêmio com as linhas altas desde o início, criando outras oportunidades de aumentar o marcador.
O segundo gol viria logo na sequência, aos 15. Jean Pyerre bateu uma falta na área e a zaga do Santos afastou. No desdobramento do lance, começou um contra-ataque do Santos, puxado por Sandry. Ele abriu para Lucas Braga na esquerda. Este passa por Orejuela e cruza para Marinho que, dentro da grande área, dá um belo chute para o gol.
Era um desfile dos novos meninos da Vila. Impressionante a capacidade do time paulista de revelar, a cada ano, novos talentos. Após o segundo gol, o jogo mudou um pouco de figura. O Santos deu um recuo estratégico e o Grêmio tentava criar mas sem muita profundidade e articulação.
O Intervalo, momento que o Grêmio tinha para reordenar as ações, não adiantou. O Grêmio estava visivelmente perdido. Aos 8, Marinho cruzou rasteiro na primeira trave, Madson desviou e a bola chegou no meio da área para Kaio Jorge chutar. A bola bate no travessão, quica fora mas depois entra.
Só então Renato colocou Ferreira, que, para muitos, deveria ter iniciado a partida. O Grêmio passou a tentar um abafa. Mas pouco adiantava. Até que, aos 35, Ferreira, o único mais ou menos lúcido e ativo no jogo, cruzou e achou Thaciano. Ele cabeceou para a meta de John, descontando para a equipe gaúcha.
Mas, praticamente na sequência do lance, o Santos ampliou com Laércio, colocando fim nas esperanças tricolores. O zagueiro aproveitou cruzamento de Jean Mota e fechou a conta.
Situação e próximos jogos
O Grêmio ainda tem possibilidades de título na Copa do Brasil e no Brasileirão. No sábado, o Tricolor enfrenta o Sport, na Ilha do Retiro, às 19h. O Grêmio é 7º do Campeonato Brasileiro, com 41 pontos. Na Copa do Brasil, o Grêmio recebe o São Paulo pelo primeiro jogo das semifinais da competição no dia 23 de dezembro.
Ficha Técnica
Santos
John; Madson, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan (Wagner Leonardo); Alison (Laércio), Sandry e Jobson (Guilherme Nunes); Marinho (Jean Mota), Kaio Jorge (Marcos Leonardo) e Lucas Braga
Técnico: Cuca
Grêmio
Vanderlei; Orejuela (Víctor Ferraz), Pedro Geromel, David Braz (Churín) e Diogo Barbosa; Darlan (Pinares), Matheus Henrique e Jean Pyerre (Thaciano); Luiz Fernando (Ferreira), Diego Souza e Pepê
Técnico: Renato Portaluppi