Produtores rurais em Dom Pedrito foram autuados por mau uso de agrotóxicos, na tarde desta quarta-feira (16), durante uma operação conjunta do Ministério Público, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Fepam e Patrulha Ambiental da Brigada Militar.
Foram fiscalizadas propriedades rurais com suspeitas de foco de deriva de agrotóxicos no município. Em uma das propriedades, com 3000 hectares de soja, foram detectadas várias desconformidades com as leis.
Entre elas, o armazenamento de embalagens de agrotóxicos vazias e cheias, agrotóxicos com data de validade vencida e sem declaração do uso do agrotóxico hormonal, procedimento obrigatório definido através de Instrução Normativa da SEAPDR.
O mesmo produtor também vai responder por falta de registro em caderno de campo das aplicações de agrotóxico hormonal na propriedade. Estas infrações vão gerar um processo administrativo e possível multa. O produtor, que já é reincidente, tem prazo de 10 dias para defesa.
A SEAPDR ainda irá coletar mais amostras na propriedade para verificar quais produtos foram utilizados.
A Promotoria de Justiça de Dom Pedrito já está com as informações e autos de infração e na próxima semana os produtores rurais começam a ser chamados para prestar esclarecimentos. O produtor pode responder por crime baseado no artigo 15 da lei federal de agrotóxicos.