Nova Ponte do Guaíba tem sentido Eldorado do Sul-Porto Alegre liberado

A liberação do sentido Eldorado do Sul - Porto Alegre da Nova Ponte do Guaíba ocorreu por volta das 6h da manhã.

Foi liberado, na manhã desta segunda-feira (14), o sentido Eldorado do Sul-Porto Alegre da nova Ponte do Guaíba. A elevada, que tem mais de 2,9 quilômetros, já estava com a circulação de veículos liberada entre a FreeWay e a BR-290 desde a tarde de quinta-feira.

A liberação ocorreu por volta das 6h da manhã. O tráfego é tranquilo nas duas travessias até as 7h. A Ponte antiga, que é recebe o nome de Getúlio Vargas, seguirá aberta ao tráfego. Ela é o principal meio de acesso à avenida Sertório e o único meio de acessar a BR-116 e BR-290 no sentido Eldorado a partir do Centro da Capital gaúcha.

A previsão era que o tráfego fosse autorizado no domingo. No entanto, conforme a PRF (Polícia Rodoviária Federal), houve necessidade de mais tempo para finalizar a instalação de placas de indicação de tráfego. Houve também a conclusão da pintura das faixas.

Agora os motoristas que chegam a Porto Alegre podem acessar a FreeWay pela nova ponte. Estão liberadas a descida em direção ao Centro da Capital (avenida Castello Branco) e rumo à Arena e BR-448.

Faltam ser finalizados quatro acessos: um para quem vem do Centro de Porto Alegre e acessa a ponte, os dois viadutos para a integração com a Dona Theodora, na Vila Farrapos e, ainda, um que permite o acesso da FreeWay para a zona Norte da Capital. A obra só deve ser concluída em 2021.

Essas obras estão atrasadas pela necessidade de reassentamento de 600 famílias. Elas moram próximas da área que será usada pelas alças de acesso nas comunidades da Vila Areia e Tio Zeca.