O prefeito eleito de Porto Alegre, Sebastião Melo, foi ao Piratini nesta terça-feira (1º) encontrar o governador Eduardo Leite para discutir ações conjuntas para 2021.
Entre os diversos assuntos abordados, o combate à pandemia foi prioritário durante a conversa inicial entre os governantes.
“Como estamos falando da capital dos gaúchos, onde temos uma parcela substancial de 13% da população, [o processo de transição] tem um efeito de demonstração para os outros municípios. É importante que estejamos alinhados no enfrentamento da pandemia para evitar descontinuidade. Colocamos nossa equipe da Secretaria da Saúde à disposição do prefeito eleito e para que no dia 1° de janeiro ambas as equipes entrem jogando juntas, na mesma direção de proteger a vida, a saúde, e com menores impactos possíveis na economia para a população de Porto Alegre”, destacou o governador.
Leite e Melo também iniciaram debate sobre o futuro do Cais Mauá, uma parceria para trazer o Web Summit para a Capital gaúcha, o reforço na segurança pública e outros projetos de inovação e desenvolvimento que interessam ao município e ao Estado.
“O desenvolvimento do Cais Mauá, que é um projeto super importante para nós, para o Estado todo, vai depender dessa melhor sinergia entre governo e prefeitura para que aconteça rapidamente e tenha todo o impacto positivo que esperamos que possa ter na economia da Capital e do Estado”, disse Leite.
Brigadianos
“E também discutimos questões ligadas à segurança. Já destaquei que, neste mês de dezembro, vamos formar mais de 850 novos soldados da Brigada Militar, dos quais cerca de 300 serão alocados na Capital, garantindo reposição do efetivo para fazer enfrentamento firme da criminalidade aqui”, completou o governador.
O prefeito eleito também reforçou que as medidas para conter a Covid-19 são o principal tema durante a transição de governo e no início de sua gestão.
“Foi uma reunião muito proveitosa e será assim. O prefeito da Capital tem de estar ao lado do governador para enfrentar assuntos em comum com o governo do Estado, como segurança, espaço urbano, enfim, todos eles. Foi muito boa e é o início de um processo que começa na transição e, tenho certeza, que será permanente entre as nossas equipes de governo. Trabalharemos juntos para melhorar a vida da cidade e a vida das pessoas”, afirmou Melo.