Foi divulgada, nesta sexta-feira (27), pesquisa Real Time Big Data com cenário eleitoral para Prefeitura de Porto Alegre neste segundo turno. O levantamento, encomendado pela Record TV, ouviu 850 eleitores, entre os dias 25 e 26 de novembro. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. O registro é RS-03195/2020.
O tipo de pesquisa é quantitativa. Ou seja, consiste na realização de entrevistas pessoais, com a aplicação de questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado em estudo.
O objetivo de uma pesquisa eleitoral não é antecipar os resultados da eleição, mas sim o de mostrar o cenário no momento em que foi realizada. A pesquisa é uma fotografia do momento e não tem o poder e nem a intenção de prever o resultado de uma eleição. Por isso, seus resultados não podem ser usados para prever o resultado das urnas.
Os entrevistados responderam a seguinte pergunta: “No próximo dia 29 de novembro teremos segundo turno das eleições para prefeito. Se o segundo turno da eleição para prefeito fosse hoje, e os nomes apresentados fossem estes, em quem o(a) sr.(a) votaria para prefeito de Porto Alegre?”
Votos totais
Os votos totais consideram brancos e nulos.
- Sebastião Melo: 48% das intenções de voto
- Manuela D’Ávila: 42%.
- Brancos e nulos: 7%
- Não sabe ou não respondeu: 3%.
Os eleitores que não votariam em nenhum dos dois são 8%. Os que poderiam votar em ambos, 15%.
Votos válidos
Os votos válidos desconsideram brancos e nulos. É o percentual considerado pelo TSE durante a totalização.
- Sebastião Melo: 53%
- Manuela D’Ávila: 47%.
Rejeição
A pesquisa também mediu a rejeição dos candidatos.
- Manuela D’Ávila: 40% de rejeição
- Melo: 34% de rejeição