A estimativa é de que mais de 400 pessoas estão sendo atendidas pela Prefeitura de Porto Alegre. Além do Ginásio Tesourinha, as famílias estão alojadas em igrejas na região das Ilhas, no Centro Administrativo Regional (CAR Ilhas), no Centro Pop, no Abrigo Marlene e no Albergue Municipal.
Com a trégua da chuva, o prefeito da Capital, José Fortunati, informou que a prefeitura iniciou nesta terça-feira, um levantamento dos prejuízos causados pela enchente, tanto públicos quanto privados. O objetivo é discutir de que forma será possível buscar recursos, especialmente junto ao governo federal, para tentar contornar e minimizar as perdas que as famílias tiveram.
“Nossa grande preocupação inicial foi de socorrer as pessoas, agora vamos tratar dos próximos passos, de que forma vamos auxiliar no retorno dessas famílias as suas moradias e à normalidade das suas rotinas”, explicou Fortunati.
O prefeito destacou que as equipes da prefeitura seguem mobilizadas para auxiliar as famílias, minimizando os transtornos causados pelas fortes chuvas. “Felizmente, o nível do Guaíba está baixando, mas a previsão é de que nesta quarta-feira (14), teremos mais chuvas com muita intensidade. Nossas equipes seguem em prontidão, estamos trabalhando muito nas ilhas, monitorando e dando todo o atendimento possível a essas famílias”, afirmou.
No Tesourinha, membros da Fasc (Fundação de Assistência Social e Cidadania) e Defesa Civil coordenam os trabalhos. Ainda pela manhã desta terça-feira (13), três viaturas com mantimentos não perecíveis foram encaminhadas à região das Ilhas.
Mais de 40 voluntários, além de servidores da prefeitura realizam força-tarefa para organizar as doações e atender os necessitados. Uma equipe de voluntários prepara as refeições para os abrigados. Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde, composta por dois médicos, dois enfermeiros, dois técnicos e dois agentes voluntários, faz plantão no local.
Doações para os desabrigados podem ser entregues nos seguintes locais:
– Ginásio Tesourinha (avenida Érico Veríssimo, s/nº ), das 8h às 22h;
– Gabinete de Defesa Civil (rua Dr. Campos Velho, 426 ), das 8h às 18h.