O Rio Grande do Sul segue com uma bandeira vermelha no mapa preliminar da 26ª rodada do Distanciamento Controlado.
De acordo com o governo do Estado, a região de Santa Rosa foi considerada, nesta avaliação divulgada nesta sexta-feira (30), como região com alto risco epidemiológico para contágio do novo coronavírus.
Em vermelho na 25ª rodada, Cruz Alta voltou para a bandeira laranja (risco epidemiológico médio). As demais 19 regiões do mapa permanecem em bandeira laranja.
A região de Santa Rosa registrou, ao longo da última semana, 19 hospitalizações confirmadas por Covid-19 – nos sete dias anteriores, foram apenas cinco casos.
Nesta quinta-feira (29), segundo o governo gaúcho, eram dez pacientes em leitos clínicos pela doença – na quinta-feira anterior (22), eram apenas três. A região ainda teve redução de 20 para 18 leitos de UTI livres de uma semana para outra.
Cruz Alta, que também integra a macrorregião Missioneira, conseguiu reduzir os registros de hospitalização por Covid-19 entre uma semana e outra.
No acumulado dos últimos sete dias, a região teve 14 registros, quando antes somou 26 casos. A região também apresentou ligeira melhora no indicador que mede a capacidade de atendimento para os casos que exigem tratamento intensivo.
O número de leitos de UTI livres aumentou de seis unidades no levantamento anterior para dez nesta semana.
Alertas
A equipe de monitoramento do Comitê de Dados chama atenção para o elevado crescimento em novos registros de hospitalizações por Covid-19 nos últimos sete dias nas regiões de Santa Rosa, Ijuí, Capão da Canoa, Palmeira das Missões, Taquara, Caxias do Sul e Passo Fundo.