Cotidiano

Unicred Região dos Vales realiza doação de instrumentos musicais para projeto voltado ao autismo

Instrumentos serão utilizados por pessoas com autismo como método de inclusão social por meio da musicoterapia.

A Unicred Região dos Vales, por meio de uma doação de instrumentos musicais, que ocorreu na última segunda-feira (19), contribuiu para  o projeto Uma Sinfonia Diferente RS, que oferece musicoterapia para jovens e crianças com autismo.

A entrega da doação foi realizada na sede na cooperativa e contou com a participação do presidente da Unicred Região dos Vales, Paulo Luiz Rech, e da musicoterapeuta e coordenadora do projeto Uma Sinfonia Diferente RS, Graziela Pires. “Como o processo do Sinfonia é terapêutico, ele dura de seis a nove meses com seções de ensaio, que eram presenciais e agora estão na modalidade online. Com a doação dos instrumentos conseguiremos realizar o nosso “Musical Protagonizado Por Pessoas Com Autismo”, que neste ano será no formato online”, comentou Graziela.

Para o presidente da Unicred Região dos Vales, realizar essa doação é também uma maneira da cooperativa estar inserida cada vez mais em sua comunidade. “Impossível atuarmos em uma região e só buscarmos resultados, isso não faz qualquer sentido. Esse esforço do projeto com as pessoas autistas é muito positivo, pois são pessoas que precisam ser inseridas no meio social. Então, é com muita satisfação que fazemos essa doação que, com toda certeza, fará a diferença na vida delas e também nas nossas”, afirmou Paulo Rech.

Criado em 2015, em Brasília, pela musicoterapeuta Ana Carolina Steinkpof, o Projeto Social Uma Sinfonia Diferente recebeu a primeira edição no Rio Grande do Sul em 2019 por meio da musicoterapeuta, cantora e compositora da banda 50 Tons de Pretas, Graziela Pires, que já acompanhava o Sinfonia desde a universidade e sonhava em realizar uma edição no estado. O projeto tem como objetivo de promover um espaço terapêutico e artístico que apoie o desenvolvimento das potencialidades das pessoas com autismo num ambiente favorável. Também realiza atendimento exclusivo aos pais e responsáveis dos autistas por meio de círculos de conversa e troca de experiências conduzidas por psicólogas e especialistas.