Desde a noite desta sexta-feira (9), a Defesa Civil de Porto Alegre permanece com equipes na região das ilhas do Guaíba, monitorando ocorrências e orientando a população impactada pelo acúmulo de água da chuva intensa registrada na Capital na última semana.
Em parceria com o CAR Ilhas (Centro Administrativo Regional), um abrigo está estruturado em local junto à sede, na Ilha da Pintada, para receber moradores. Até o início da tarde deste sábado (10), nenhum morador havia ingressado no abrigo. A Prefeitura de Porto Alegre mantém a mobilização dos serviços essenciais a partir do Ceic (Centro Integrado de Comando) para, em caso de necessidade, atender as comunidades de forma ágil.
Cotidiano
Defesa Civil de Porto Alegre monitora cheia do Guaíba
Na Ilha do Pavão, moradores que receberam treinamento da Defesa Civil mobilizaram-se na organização em três igrejas, que atualmente recebem 26 pessoas que deixaram suas casas, com alimentação fornecida pela Defesa Civil. Um grupo de habitantes da Ilha das Flores, com oito adultos e duas crianças, decidiu permanecer em barracas próximas das residências para poder cuidar dos seus pertences.
Na Ilha dos Marinheiros não há desalojados até o momento, sendo que no Beco 17 e 18 a água atinge o nível das casas. A Ilha da Pintada igualmente não registra desalojados.
A régua de medição manual do nível do Guaíba, que fica no estaleiro na Ilha da Pintada, apontava 1,98m na manhã deste sábado. O Gabinete de Defesa Civil de Porto Alegre mantém plantão 24 horas nos telefones 199 e (51) 3268.9026 para atendimento de urgências e emergências em situação de risco.