A semana vai começar com o tempo instável no Rio Grande do Sul, com a sensação de frio. Um sistema de alta pressão atmosférica se posiciona ao sul do Uruguai nesta segunda-feira (31). Ele direciona os ventos para sudeste, soprando do oceano para as costas da Região Sul do Brasil e a circulação em médios níveis da atmosfera favorece a formação de instabilidades.
Os ventos sopram moderados a fortes, variando entre 30 e 60 km/h, principalmente entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Durante essa segunda, o avanço de um ar quente vai causar instabilidade no Estado, aumentando com chuva e chance até de trovoadas da tarde para a noite na Fronteira Oeste, na região Sul e Leste.
Na terça-feira, o tempo segue com muita nebulosidade no território gaúcho, temperatura baixa e vento ainda mais forte no Estado. A chuva ganha força nas áreas da Campanha ao Sul.
Um ciclone, também conhecido como um sistema de baixa pressão atmosférica, se forma nesta quarta-feira (2) à noite na costa do Uruguai e causa a formação de áreas de instabilidade.
Além da chuva no Rio Grande do Sul, os ventos se intensificam associados ao sistema, e rajadas fortes devem ocorrer no território gaúcho, principalmente na Região Sul. Nessa região, as rajadas de vento variam entre 50 e 85 km/h, mas ainda podem acontecer rajadas moderadas de vento, de até 50 km/h, na faixa Leste.