Temporais causam prejuízos em várias partes do Estado

Temporais causaram vários danos em cidades do RS entre a noite desta quarta-feira (7) e a madrugada desta quinta (8). Em Santiago, na região Central, uma tempestade severa acompanhada de farta precipitação de granizo de tamanho grande atingiu parte do município. Em apenas 30 minutos, as pedras de gelo acompanhadas da chuva torrencial entupiram bueiros, o que resultou em vários pontos de alagamentos, principalmente no Centro da cidade.
Estabelecimentos comerciais ficaram alagados e em outros bairros, moradores tiveram casas tomadas pela água. As pedras de gelo, por sua vez, deixaram um rastro de destruição em pelo menos cinco bairros, segundo informou a Defesa Civil. Pelo menos 670 construções foram danificadas, principalmente com telhas quebradas e vidros estilhaçados.
Nas ruas e até mesmo nas garagens descobertas, veículos tiveram vidros estilhaçados pelas pedras de granizo ou latarias completamente danificadas. A estação meteorológica automática pertencente ao Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) instalada no município acumulou até às 22 horas (Brasília), precipitação de 85 milímetros.

Alagamentos

Em Santa Maria, também na região Central do Estado, a chuva forte ultrapassa os 200 milímetros, conforme medição do Inmet. Casas e ruas foram alagadas em vários bairros, como Tomazetti e Passo das Tropas. A Defesa Civil não informou se há desabrigados.
Em Novo Hamburgo, um arroio transbordou e alagou várias casas. Moradores perderam móveis e utensílios domésticos.

Na Capital, há registro de alagamentos pontuais pela cidade, mas que causam apenas transtornos aos motoristas. Conforme a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), o pior ponto é na Sertório e na rua Voluntários da Pátria (próx. ao DC Navegantes). Também há semáforos fora de operação na Borges de Medeiros com Salgado Filho; Borges com Riachuelo; Av. Bento Gonçalves, próximo da UFRGS; e na avenida Baltazar de Oliveira Garcia (o trecho não foi informado pela EPTC).

Destelhamentos na Serra

Em Vacaria, na região dos Campos de Cima da Serra, ao menos 15 casas tiveram os telhados danificados pelo vento forte na noite de ontem. A Defesa Civil atendeu várias famílias durante a madrugada. Não há feridos ou desabrigados.