O tempo vai mudar no Rio Grande do Sul a partir desta terça-feira (18). Uma nova frente fria vai avançar sobre o Estado, quebrando o padrão de tempo seco. E, depois da chuva, o frio intenso retorna.
As instabilidades irão se formar sobre parte do território gaúcho. Conforme os meteorologistas, o sistema não trará chuva para todo o Estado ao longo dessa semana. O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta para ocorrência de tempestades no Noroeste, Norte e Serra do Rio Grande do Sul.
Após a chuva, vem o frio. Uma forte massa de ar polar irá avançar desde o sul do continente, derrubando as temperaturas já a partir desta terça-feira. O CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) alerta para queda abrupta da temperatura na Campanha e Sul do Estado.
Santana do Livramento deve começar a terça-feira com 6°C. A máxima não passa dos 15°C.
Em Porto Alegre, o amanhecer terá tempo nublado, conforme os modelos de previsão. No meio do dia, há possibilidade de chuva, mas o tempo se recompõe à tarde. Após o anoitecer, no entanto, a chuva retorna à região da Capital. Mínima de 16°C e máxima de 22°C.
Nos próximos dias, o Rio Grande do Sul terá dias típicos de inverno, com muita sensação de frio em todo. Há risco de geada em diversas regiões e até de neve em algumas cidades da Serra.