Um novo decreto que permite abertura do comércio em Porto Alegre foi publicado nesta sexta-feira (14). No documento, a prefeitura alterou os dias de funcionamento das atividades econômicas. O comércio passou a ter autorização para receber clientes de segunda a quinta-feira.
A intenção da prefeitura de Porto Alegre era de autorizar as atividades de segunda a sexta, mas, devido a uma ordem judicial no Dia dos Pais, o Executivo recuou. O novo decreto estabelece o funcionamento por quatro dias, como previsto no sistema de bandeiras do Estado, enquanto a equipe constrói uma alternativa.
Ficam permitidos, tanto os estabelecimentos de rua quanto de shoppings ou centros comerciais, a funcionar somente de segunda a quinta-feira, das 10h às 17h. Os serviços seguem podendo operar com horário reduzido de segunda a sexta-feira. Já os locais classificados como permitidos ou essenciais podem abrir sem restrição de horário.
Restaurantes e demais estabelecimentos gastronômicos podem seguir recebendo clientes. É permitido o consumo de alimentos no interior dos espaços das 11h às 17h, com restrição de ocupação. O serviço de pegue e leve (take away), com entrada para retirar, segue permitido independente do horário.