Comércio de rua, shoppings e centros comerciais em Porto Alegre têm permissão para funcionar nos próximos três dias, entre sexta-feira (7) e domingo (9), sem limitação de horário. Já o Mercado Público, Mercado do Bom Fim e salões de beleza e barbearias estão liberados a partir desta sexta-feira sem limitação de período.
A autorização para abertura consta em decreto publicado nesta quinta-feira (6) pela prefeitura da Capital. Os estabelecimentos devem cumprir as restrições de distanciamento social e de capacidade de lotação, além das normas de higiene.
A decisão foi tomada após reunião do prefeito Nelson Marchezan Júnior com o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus. “Esta é uma regra excepcional para que o comércio possa aproveitar as vendas do Dia dos Pais”, afirma o prefeito.
Condições de abertura
O Mercado Público está autorizado a abrir 24 horas com ocupação máxima de 25% da capacidade. Não será permitido acesso às bancas, e o funcionamento deverá ocorrer com os portões fechados, à exceção dos espaços com acesso pela Praça XV de Novembro e avenida Borges de Medeiros. Estabelecimentos de alimentação poderão atender exclusivamente pelos sistemas de pegue e leve (take away) e tele-entrega (delivery).
Segundo o decreto, salões de beleza e barbearias estão liberados para atender ao público com equipes reduzidas e restrição do número de clientes simultâneos. A lotação nas salas de espera ou de recepção não poderá exceder a 30% da capacidade máxima prevista no alvará de funcionamento ou de proteção de prevenção contra incêndio. Também devem ser observadas a distância mínima de 4 metros entre os clientes e as regras de higienização.
As praças de alimentação de shoppings e centros comerciais não estão autorizadas a abrir, assim como bares e restaurantes de rua. Para a próxima semana, está sendo elaborado um planejamento de retomada gradual dos demais setores, em conjunto com as entidades empresariais e comerciais.
Reabertura em Porto Alegre
Desde a última terça-feira (4), o governo do Estado permite a abertura do comércio e de restaurantes em cidades com bandeira vermelha. Com base no decreto estadual, algumas prefeituras estão autorizando o funcionamento do comércio não essencial e de estabelecimentos gastronômicos. A pressão dos setores interessados também incentiva as liberações.
Embora tenha diminuido o ritmo de aumento na demanda por leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), o percentual de ocupação segue elevado. Na noite desta quinta-feira, havia 819 leitos de UTI em operação em de Porto Alegre, 373 (88,81%) estavam ocupados, sendo que 373 (45,54%) são de pacientes confirmados (331) ou suspeitos (42) de Covid-19.