Presos provisórios fugiram do Presídio Estadual de Soledade, no Norte do RS, na madrugada desta quinta-feira (6), após terem aberto um buraco no teto da cela onde estavam. Logo após a fuga, a Brigada Militar iniciou buscas e recapturou os fugitivos.
De acordo com a Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários), eram cerca de 3h15 quando o grupo de detentos cometeu a infração disciplinar. Os seis homens usaram um pedaço de janela para perfurar o teto da cela onde estavam.
Os presos saíram da cela e pularam para o pátio da casa prisional. A movimentação foi flagrada por um policial militar da guarda, que rapidamente reagiu e efetuou disparos de munição não-letal. Um dos apenados acabou se machucando, caiu e foi recapturado, mas os outros cinco homens conseguiram pular os muros e fugiram.
A Brigada Militar foi acionada e iniciou buscas. Os cinco fugitivos acabaram sendo encontrados escondidos em uma área de vegetação no pátio de uma escola, por volta das 5h. A instituição fica nas proximidades do presídio.
Dados divulgados pela Susepe mostram que o Presídio Estadual de Soledade está superlotado. Na última atualização, de janeiro, eram 221 presos ocupando um espaço com capacidade de engenharia para 92 pessoas.