O retorno do Campeonato Baiano não foi bom para as duas maiores equipes do estado, com a primeira derrota do Bahia na competição e o empate do Vitória. Pior para o rubro-negro, que saiu da zona de classificação para as semifinais e caiu para a sexta posição, somando 12 pontos, 1 a menos que o Juazeirense, quarto colocado. O tricolor perdeu a primeira posição e agora está em segundo, mas possui os mesmos 15 pontos que o líder Jacuipense. Falta apenas uma rodada para o fim da primeira fase.
Jogando no Barradão, o Vitória precisava vencer o Bahia de Feira para garantir a permanência no G4. O rubro-negro apostou na velocidade de Mateusinho, mas seus companheiros de ataque Negueba e Júnior Viçosa não estavam em tarde inspirada.
No segundo tempo, o Bahia de Feira voltou melhor e passou a pressionar o Vitória. O gol saiu aos 29 minutos. Cobrança de falta na área e a defesa rubro-negra afastou. No rebote, nova bola alçada. Marclei, que tinha acabado de entrar na partida, cabeceou no travessão. Novo rebote, e o próprio Marclei finalizou para abrir o placar.
O Vitória então acordou e partiu para o ataque. Quando a derrota parecia certa, o volante Jean conseguiu o gol do empate, aos 50 minutos. Na última rodada, o Vitória enfrenta o Doce Mel, domingo (26), às 16h no Estádio Joia da Princesa. O Bahia de Feira terminou a rodada na quinta posição, com os mesmos 12 pontos do Vitória. Na próxima rodada, o Tremendão recebe o Juazeirense, também no domingo, às 16h, na Arena Cajueiro.
Fim de jogo. Com gol de Jean no último lance, Leão busca o empate contra o Bahia de Feira. Vitória volta a jogar no próximo sábado, contra o Ceará, às 16h em Pituaçu. #PegaLeão 📷: Pietro Carpi pic.twitter.com/gNcKARGgmE
— EC Vitória (@ECVitoria) July 23, 2020
Bahia perde primeira
No Estádio de Pituaçu, o Bahia teve até chance de abrir o placar ainda no primeiro tempo, mas saiu de campo derrotado pelo Atlético de Alagoinhas. O tricolor foi bem na etapa inicial, criou muitas oportunidades e desperdiçou uma cobrança de pênalti. Aos 44 minutos, Felipinho derrubou Marco Antônio dentro da área e o árbitro apitou. Zeca foi para a bola e bateu para Fábio Lima, adiantado, defender.
O castigo veio no primeiro minuto do segundo tempo. Cobrança de escanteio pela direita, desvio na pequena área e o experiente Magno Alves apareceu sozinho para finalizar de cabeça e marcar o gol da vitória. O Bahia sentiu o gol e o Atlético teve, pelo menos, mais duas boas chances de ampliar o placar.
Com o resultado, o Atlético de Alagoinhas chegou a 14 pontos e ocupa agora a terceira posição. Na última rodada da primeira fase, o Carcará enfrenta o líder Jacuipense, domingo às 16h, no Barradão. O Bahia precisa de apenas um empate contra o Fluminense de Feira para garantir classificação para a semifinal. O jogo está marcado para domingo (26), às 16h, no Pituaçu.
Resultados da 8ª rodada do Campeonato Baiano
Fluminense de Feira 1 x 2 Jacuipense
Vitória 1 x 1 Bahia de Feira
Juazeirense 3 x 0 Vitória da Conquista
Jacobina 0 x 4 Doce Mel
Atlético de Alagoinhas 1 x 0 Bahia