A partir desta quarta-feira (22), Gravataí conta com doze novos leitos para atendimento exclusivo para pacientes com covid-19.
A iniciativa é fruto de um convênio firmado entre o Hospital Dom João Becker, mantido e administrado pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, e a prefeitura municipal de Gravataí. O ambiente receberá pacientes que não necessitam de terapia intensiva, ou seja, são considerados estáveis.
O espaço fica localizado em uma área isolada no primeiro andar do hospital e conta com quatro quartos semiprivativos e quatro privativos. No local, também tem um posto de enfermagem, área de descanso para os profissionais da saúde, duas salas de paramentação e sala de apoio.
O custo estimado para o funcionamento da unidade de internação, durante noventa dias, é de R$759.121,44. O valor será custeado pela prefeitura de Gravataí.
O superintendente do Hospital Dom João Becker, Antonio Carlos Weston, destacou que os leitos chegam em um momento importante.
“A Santa Casa tem trabalhado em uma estreita parceria com o município de Gravataí, no sentido de promover todas as melhorias as quais o Hospital Dom João Becker necessita para atender a demanda ocasionada pelo coronavírus. Nos últimos dias, promovemos um esforço concentrado para adequação dos leitos. Parabenizo a equipe de engenharia da Santa Casa pelo trabalho realizado”, frisou.
O prefeito Marco Alba enfatizou que os novos leitos fazem parte da intensificação das ações de enfrentamento ao coronavírus no município. “Agradecemos à Santa Casa por colaborar com essa expansão de leitos, neste momento tão delicado. Vamos atravessar este período com trabalho, determinação, resiliência, empatia e amor pela comunidade. Estaríamos em extrema dificuldade no município se não existisse esta união.”
Ele ainda destacou que na próxima semana dez novos leitos de UTI serão abertos no segundo andar do Hospital Dom João Becker.