A prefeitura de Imbé informou que os agentes da guarda municipal passam a trabalhar armados a partir desta última terça-feira (7).
A cerimônia simbólica de entrega das armas aos 44 agentes no Ginásio Municipal Engenheiro Floreal Sala, no centro de Imbé. Segundo a prefeitura de Imbé, o ato reservado ocorreu sob rígido protocolo de segurança em respeito às regras sanitárias de prevenção ao novo coronavírus.
Com isso, Imbé passa a ser o primeiro dos 23 municípios do litoral norte gaúcho a ter guardas municipais efetivamente armados.
No total, segundo a prefeitura, foram adquiridas 50 pistolas calibre 380 e munições. “Num investimento aproximado de R$ 300 mil custeados com recursos do programa Imbé Mais Seguro, o plano municipal de segurança pública”, disse a prefeitura em nota.
De acordo com a prefeitura, porte e a responsabilidade pela utilização do armamento caberão ao próprio agente. “Teremos um rígido protocolo de controle. Cada guarda municipal ficará responsável pela sua arma e responderá pela sua utilização, seguindo minuciosamente os parâmetros de segurança ajustados desde o curso de formação até o ato da entrega”, explicou o secretário de Segurança Pública e Trânsito, Marco Antonio Silva.