A Promotoria de Justiça Especializada Criminal de Porto Alegre ofereceu denúncias contra nove pessoas por envolvimento em fraudes de licitações para a realização de concursos públicos no Rio Grande do Sul. Os crimes foram investigados pela Operação Cobertura, deflagrada no último dia 15.
Conforme o MP/RS (Ministério Público) três dos nove denunciados seriam funcionários públicos. No dia 15, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão para apurar supostas fraudes em licitações para a realização de pelo menos 40 concursos públicos.
As denúncias são referentes aos crimes de estelionato, organização criminosa e falsidade ideológica. Os certames eram fraudados através da combinação dos preços entre as empresas. A quadrilha também é acusada de realizar um rodízio entre as vencedoras.
Conforme o MP/RS, há indícios consistentes de irregularidades nas contratações para a aplicação das provas de concursos nas Câmaras de Vereadores de Nova Hartz e Restinga Seca, bem como nas Prefeituras de Formigueiro, Itapuca, Passa Sete, Bom Retiro do Sul, Bento Gonçalves e Jacuizinho. Também foram recolhidos celulares, computadores e documentos relativos a licitações em residências e Prefeituras.
Cotidiano