O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta terça-feira (16), que o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) ampliou a capacidade de atendimento para casos do novo coronavírus. Em março, a pasta fez o repasse de R$ 57 milhões, que foram investidos, principalmente, na criação de 46 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Com a ampliação, a unidade passa a contar com 99 leitos de terapia intensiva.
Do total repassado pelo MEC, o HCPA já investiu R$ 51,1 milhões. Além das novas vagas de UTI’s, também foram contratados 519 profissionais temporários. Ao todo, 775 vagas foram liberadas pelos ministérios da Educação e da Economia.
O HCPA é referência no atendimento a casos graves do novo coronavírus no Rio Grande do Sul. De acordo com o MEC, a pandemia levou à necessidade de readequação do cronograma original de ocupação dos dois novos prédios concluídos no hospital em outubro de 2019.
“Com o aporte desses recursos e vagas, o Clínicas está cumprindo importante papel no atendimento aos casos graves, não só de Porto Alegre, mas de vários municípios”, destaca a diretora-presidente do HCPA Nadine Clausell. “Diferentes equipes se mobilizaram para instalar uma estrutura tão complexa em tão pouco tempo com qualidade e segurança”, acrescenta.
O Hospital de Clínicas de Porto Alegre é uma instituição pública e universitária, integrante da rede de hospitais universitários do MEC e vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
- Cotidiano
- Porto Alegre
- Redes Sociais
- Rio Grande do Sul
- Capital
- coronavírus
- Covid-19
- Estado
- governo federal
- hospital
- Hospital de Clínicas de Porto Alegre
- MEC
- Ministério da Economia
- Ministério da Educação
- notícia
- notícias agora no rs
- Notícias RS
- pandemia
- Porto Alegre
- saúde
- Sistema Único de Saúde
- SUS
- União