As instalações do hospital de campanha de Gravataí, montadas junto ao Hospital Dom João Becker, serão entregues nesta quarta-feira (10).
O local de aproximadamente 400 metros quatros, nos fundos da unidade hospitalar, é uma das ações voltadas ao enfrentamento da covid-19. No ambiente haverá central de triagem, consultórios, sala de medicação, coleta de exames, posto de enfermagem e dez leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
O hospital de campanha servirá como referência para todos os pacientes com sintomas gripais e respiratórios, em Gravataí.
A projeção é que a estrutura temporária seja mantida por um período de cinco meses, com custo estimado em até R$ 9,5 milhões. O valor, que será custeado pela prefeitura de Gravataí, compreende investimentos em equipamentos, mobiliários, recursos humanos, insumos hospitalares, exames e todas as despesas oriundas da prestação de serviço.
A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, mantenedora e administradora do Hospital Dom João Becker, será responsável pela gestão do hospital de campanha.
Todos os equipamentos de terapia intensiva que forem adquiridos ficarão, futuramente, como recurso disponível para o município.