O último boletim sobre a situação das chuvas no Rio Grande do Sul, aponta que 45 municípios gaúchos foram atingidos pelas chuvas torrenciais e de granizo desde a última quarta-feira (16). Conforme levantamento da Defesa Civil do Estado, agora são 2.484 famílias afetadas, o que representa 10,3 mil pessoas.
Conforme informações das equipes de Defesa Civil, quatro famílias de São José do Ouro, que estão na casa de familiares, são as únicas desalojadas no Estado até o momento. Qualquer problema ou informação podem ser repassados pelo telefone 199.
Recomendações
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul recomenda que, em caso de tempestades com raios, vento e granizo, a população permaneça em lugar seguro, com boas coberturas, feche portas e janelas e evite andar por locais abertos, bem como manusear equipamentos elétricos.
Em caso de inundações, a orientação é evitar o contato com as águas da chuva, não dirigir em vias alagadas, não transitar em pontes submersas e ainda manter o cuidado com as crianças próximas a rios.
É de extrema importância que as comunidades se previnam, seguindo as orientações da Defesa Civil municipal e estadual, saindo de suas casas, quando necessário, e informando quaisquer danos ou riscos.
Problemas devem ser comunicados, inicialmente à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de cada localidade. A Defesa Civil estadual conta com atendimento 24 horas, pelo telefone 199, e equipes, que dão suporte aos municípios gaúchos.
Cotidiano
Mais de 2.400 famílias são afetadas pelas chuvas no RS
Assuntos