O menor de idade que invadiu o Palácio da Alvorada só foi detido por militares do Exército no terceiro andar do prédio, ao contrário do divulgado pelo governo ontem. O adolescente, que tem 15 anos e havia pego o carro sem o consentimento dos pais, quebrou um portão e destruiu vidraças do salão inferior do Palácio e se escondeu no terceiro andar do edifício público.
Conforme a versão confirmada pelo GSI (Gabinete de Segurança Institucional), homens do Exército que faziam a guarda informaram que um suspeito, que parecia menor de idade, parou em frente ao portão do Alvorada. Quando a segurança chegou perto para pedir sua identificação, ele acelerou e derrubou um grade.
O carro, uma Chevrolet Zafira, pertence aos pais do adolescente e foi pego de forma escondida, sem consentimento dos pais. O menor de idade foi encaminhado para a Delegacia da Criança e do Adolescente de Brasília, mas liberado em seguida, após a chegada dos responsáveis.
Tiros para impedir invasão
Para impedir a invasão do veículo ao Alvorada, os militares que fazem a guarda do Palácio fizeram ao menos seis tiros de escopeta. O carro, no entanto, só parou após percorrer cerca de 400 metros invadir o salão inferior do Palácio da Alvorada, que estava vazio no momento.
Depois, o jovem subiu as escadarias até o terceiro andar, onde foi encontrado pela guarda do Palácio e detido. O caso foi encaminhado pela Delegacia da Criança e do Adolescente à Vara da Infância e Juventude do Distrito Federal. A PF (Polícia Federal) foi acionada para coleta de dados para a investigação.
Presidente mora no Jaburu
O Alvorada não é usado como residência oficial pelo presidente Michel Temer e por sua esposa Marcela desde março. O primeiro casal alegou ter sentido um “clima sombrio” e decidiram voltar para a residência oficial do vice-presidente, o Palácio do Jaburu.
O Palácio da Alvorada tem sido usado apenas para grandes reuniões de Michel Temer. No momento da invasão, ele seguia no Palácio do Planalto, local de trabalho do presidente da República.