Redes Sociais

Regiões de Passo Fundo e Lajeado seguem com restrições para abrir comércios

Conforme o governo, as áreas são as únicas que estão sob "bandeira vermelha" diante da pandemia de Covid-19. Alguns municípios dessas regiões não têm nenhum caso confirmado da doença.

As regiões de Passo Fundo e de Lajeado vão continuar com atividades de comércio restritas, mesmo com a aproximação do feriado do Dia das Mães. A decisão, anunciada pelo governador Eduardo Leite, considera os dados hospitalares e o número de casos nessas duas regiões. Conforme o governo, as áreas são as únicas que estão sob “bandeira vermelha” diante da pandemia de Covid-19.

Alguns municípios dessas regiões não têm nenhum caso confirmado da doença. No entanto, aponta a administração estadual, essas cidades dependem dos centros maiores para a realização de atendimentos. Por isso, a medida vale para o grupo todo de municípios.

O governador apontou que uma nova análise dos dados das regiões de Saúde de Passo Fundo e Lajeado foi pedida após a abertura de novos leitos nas duas regiões. No entanto, o cálculo apontou que houve crescimento proporcional do número de internações, acompanhando o número de novas vagas disponíveis.

No caso da região de Passo Fundo, por exemplo, apenas no dia 3 de maio a taxa de internação em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ficou abaixo de 80%, ou seja, 8 em cada dez ocupados. A taxa caiu para 79,8%, mas voltou a subir, alcançando hoje (7), 83,5% de ocupação, mesmo valor do dia 1º de maio.

“Mesmo havendo novos leitos [nas regiões de Passo Fundo e Lajeado], houve crescimento proporcional das internações, não sendo possível, neste momento, o abrandamento das restrições”, apontou Leite.

Os grupos políticos e econômicos dessas regiões faziam lobby junto ao governo para um afrouxamento das medidas de isolamento social. O objetivo era garantir uma flexibilidade na abertura do comércio, tendo em visto que no domingo é Dia das Mães, uma das datas de maiores vendas pelos comerciantes.

Nova avaliação no sábado

No sábado (9), o governo vai realizar uma nova rodada de dados do sistema. Até esta quinta-feira, o Rio Grande do Sul registrava 2,1 mil testes positivos para coronavírus. Noventa pessoas morreram no Estado em decorrência da doença.