A reintegração de posse de um terreno no bairro Harmonia, em Canoas, na região metropolitana da Capital, acabou em protesto de moradores e confronto com a Brigada Militar. Indignadas com a determinação que exigia a saída dos moradores do local, localizado embaixo de antenas de alta tensão, algumas pessoas colocaram fogo em casas de madeira e um ônibus da empresa Vicasa.
Conforme a Brigada Militar, cerca de 40 famílias estavam no local, invadido durante o último dia 7 de setembro. Os policiais foram atacados com pedras, que inclusive danificaram viaturas da polícia, e revidaram com bombas de gás lacrimogênio. Logo após o primeiro confronto, os moradores colocaram fogo e destruíram casebres e atacaram o coletivo da Vicasa, que ficou completamente destruído pelas chamas.
O pedido de reintegração de posse do terreno foi solicitado pela Prefeitura de Canoas à Justiça no dia 8. A Prefeitura informou, por meio de nota, que negociou uma saída com os invasores, mas não houve sucesso.
Os problemas de invasão de terrenos próximos a antenas de alta tensão é frequente em Canoas. Há vários terrenos nos bairros Mathias Velho, Mato Grande e Rio Branco que deveriam estar vazios por serem considerados áreas de risco, mas foram ocupados há vários anos.
Cotidiano