Serviços não essenciais hospitalares retornaram à rotina de cinco dos sete principais hospitais de Porto Alegre nesta segunda-feira (27). O retorno se dá após liberação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) orientar as instituições a retomarem processos eletivos. Anúncio saiu após a redução de leitos utilizados para o tratamento no coronavírus nas últimas semanas.
Atendimentos não essenciais podem ser realizados sem atendimento prévio e sem caráter emergencial. Hospitais com serviços liberados são cinco: Divina Providência (R. da Gruta, 145), Mãe de Deus (R. José de Alencar, 286), Moinhos de Vento (R. Ramiro Barcelos, 910), São Lucas (Av. Ipiranga, 6690) e Santa Casa de Misericórdia (R. Profª Annes Dias, 295).
As outras duas instituições de saúde da Capital seguem analisando a situação. O Hospital de Clínicas continua restrito a atendimentos para o coronavírus, mas abrirá mais lentamente em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, enquanto o Conceição está realizando processos oncológicos e de risco.
O Divina Providência retomou as atividades normalmente. Já para os Hospitais São Lucas e Moinhos de Vento retornam seus centros cirúrgicos nas próximas semanas e logo estarão realizando exames. O Mãe de Deus voltou a realizar procedimentos cujo adiamento são considerados de risco. O hospital Santa Casa de Misericórdia está promovendo agendamentos postergados e logo também retomará consultas e exames ambulatoriais,
O Hospital de Clínicas informou que retornará de maneira controlada às atividades, conforme recomendações municipais. A área oncológica do Conceição funciona normalmente e casos de possível perda de função ou órgãos estão sendo realizados.
- Cotidiano
- Porto Alegre
- Redes Sociais
- Rio Grande do Sul
- atendimentos
- coronavírus
- Hospital Conceição
- Hospital de Clínicas de Porto Alegre
- Hospital Divina Providência
- Hospital Mãe de Deus
- Hospital Moinhos de Vento
- Hospital São Lucas da PUCRS
- novo coronavírus
- Porto Alegre
- Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre