A Polícia Civil comunicou neste sábado (25) que prendeu em flagrante um homem e duas mulheres no bairro Anne em Passo Fundo. O grupo estava aplicando o chamado golpe do cartão clonado.
Segundo a polícia, os presos foram flagrados na posse de cartões de crédito de vítimas de estelionato ocorridos nesta semana em Passo Fundo, máquinas de cartão, dinheiro e documentos. São pelo menos 15 pessoas lesadas no Rio Grande do Sul, 11 em Passo Fundo e cinco em Caxias do Sul.
Segundo a polícia, os autores do golpe são oriundos de São Paulo, que inclusive dois já haviam sido presos nos primeiros meses do ano, com apreensão de cartões de crédito e máquina de cartão.
O golpe funciona onde os criminosos tem acesso a lista dos bancos, com número de cartão, nome e telefone dos clientes. Assim, um integrante do grupo criminoso liga de São Paulo falando que o cartão da vítima foi clonado e pede que a vítima entregue para um terceiro o cartão com senha e outros dados que será destruído.
Conforme a polícia, tendo em mãos o cartão e senha, os criminosos passam nessas máquinas de cartão apreendida diversas compras em diversos valores até extrair todo o limite do cartão.
Quadrilha
Segundo a Polícia Civil, os presos fazem parte de associação criminosa dedicada a este tipo de delito. Eles são os executores do esquema. Há também um responsável por fazer a ligação telefônica às vítimas e outro que tem a incumbência de obter os dados financeiros das pessoas.
Um terceiro envolvido no golpe administra os valores obtidos para repassar a contas bancárias vinculadas às máquinas de cartão.
Eles causaram, em apenas uma semana, um prejuízo aproximado de R$ 100 mil em vítimas em Passo Fundo